kimuravox

______________

Fonte: managerzone.uol.com.br/thezone/paper.php?paper_id=10246&page=5&sport=soccer

Entrevista Kimuravox

Entrevista Kimuravox

aasjuniorbr: Quando você começou a dar uma atenção especial aos seus times jovens, você esperava ter tanto sucesso?
kimuravox: Sinceramente não, mas eu nunca gostei dessa ideia de jogar por jogar, queria ganhar algo também.

aasjuniorbr: Quem visita sua sala de troféus encontra 4 títulos de Copas Oficiais sub23, além de outros troféus de 2º e 3º lugar. Dentre tudo o que você faz no seu time, qual você acredita que tenha sido a providência mais importante para determinar a vitória nestes torneios?
kimuravox: Quando introduziram as competições subs no mz na temporada 34 eu estava na div. 2 com um timaço, brigaria na parte de cima, e ainda tinha elenco para repor eventuais aposentadorias, mas não brigava por nada de COs, se comparado com os tops era um mero figurante. Vi nessa novidade uma chance de poder brigar, mas a idéia inicial era de fazer uma estrutura melhor, já que jovens, se bem treinandos, só se valorizam. Vendi o time titular inteiro e mantive só os jovens sub 23, mas esse ainda era um bom time, ou seja, tinha bons bens neles. Ainda por cima meu início nas competições subs foi com o pé atolado no freio, fui vice da 1º National U23 só com pratas da casa, aquela derrota foi triste; na temporada seguinte não fazia investimentos de mais de 1mi, resultado: bi-vice da National, inaceitável! Pronto, minha idéia de somente fazer caixa, melhorar a estrutura foi pro espaço, decidi priorizar as competições subs, já que chegava e faltavam detalhes para as conquistas, detalhes que fui acertando nas competições seguintes, consequentemente o tal sucesso dito por vocês da revista. Portanto, na minha opinião, ter um time equilibrado e de alto nível é o início para poder ter essa possibilidade de brigar, principalmente internacionalmente, aí quando chega na parte final, são detalhes, a tática escolhida, uma substituição, sorte de suspensões do adversário ou não suspensão de algum craque, enfim, só um vence, conquista de COs são feitos muito difíceis.

aasjuniorbr: Dos 4 títulos mencionados, qual deles foi o mais difícil? E por quê?
kimuravox: Sem dúvida alguma o da midweek madness pois era uma competição em formato de mata-matas, ou seja, decisões em todas as partidas, não há chance para vacilo. Além disso, fui pegando respectivos campeões das Nationais de seus países nas fases finais. Então essas COs internacionais são praticamente "mundiais" mesmo.

aasjuniorbr: Como fica sua ansiedade antes das fases finais de uma Copa Oficial que você acha que pode vencer? Você acompanha sempre de perto seu time? Descreva um pouco pra gente como fica sua rotina no MZ nestas épocas.
kimuravox: Tudo depende do tempo disponível, atualmente por exemplo, o time está em piloto automático, tiro algum tempinho do fim de semana que estou de folga do trabalho e assisto algumas partidas, faço algumas analises com partidas instantâneas, vejo alguns jogos que foram difíceis (geralmente as derrotas) e faço as modificações que acho necessário. Aí na fase final não adianta, tem que tirar pelo menos 10 - 30 minutos pra analisar o adversário e fazer uma tática adequada, senão é uma competição inteira que é perdida por não ter tirado esse tempinho de atenção para a decisão.

aasjuniorbr: Em sua mais recente conquista, o bicampeonato da U23 National Cup, qual foi sua maior dificuldade?
kimuravox: Inicialmente eu sabia que os dois grandes favoritos eram o time do Marmita, e o meu, com o Rubão correndo mais por fora. Tendo em vista que o Marmita e eu chegamos em alguns top 16 das COs internacionais, acreditava que se o chaveamento ajudasse seriamos nós dois na final. O chaveamento ajudou, a provável final ocorreria, já estava até me preparando pra esse jogo, aí no chaveamento top 16 analisei rapidamente os times e teoricamente o meu lado tinham algumas pedreiras e o lado dele estava mais tranquilo, então eu tinha que me dedicar para fazer a minha parte e poder enfrentá-lo na final, eu fiz e surpreendentemente ele foi eliminado na semi, com isso eu tinha quase certeza que no tempo normal eu não perderia a final, só perderia se fosse pra prorrogação ou penalidades, então fui com tudo pra garantir logo o título. Assim, com todo respeito aos demais adversários, a minha maior dificuldade acredito que não tenha existido nessa conquista, pois estava esperando e seria bonito de ver a decisão mais provável.

aasjuniorbr: Agora, com relação ao seu time... você poderia nos mostrar os jogadores que participaram da campanha do título?
kimuravox: Posso sim, seguem:



Todos jogadores estão desatualizados pois faço a imagem dos jogadores que começam a competição, então esta imagem é lá do início da National.

aasjuniorbr: Como foi que você montou tal elenco? Comprando no mercado, treinando ex-juvenis, ou utilizando ambas formas?
kimuravox: Diferentemente das outras temporadas, nessa o time foi quase todo de "fora", desses jogadores eu só tenho um prata da casa: o camisa 4 Ciro Sarmento. Mas o Dede, Daniel, Tadeu, Tulio, Staffan, Cristovão, André, Kleber e Paulo por exemplo estão comigo desde os 19, 20 anos, então foram jogadores que peguei no mercado, mas foram lapidados e muitas vezes ao CT pelo meu time.
Só pra constar. apesar do time ser praticamente comprado, fiz uma conta rapidinha dos jogadores que ainda estão no meu time, e foram gastos 34mi com 13 jogadores, uma média de 2.5mi.

aasjuniorbr: Com relação aos jogadores comprados no mercado de transferências, quais são as suas prioridades na hora de escolher? Existe alguma técnica específica que você utilize?
kimuravox: Existe. A técnica principal é: comprar jogador no escuro. Apesar de querer brigar pelas competições, o "mal" de querer fazer grana, melhorar e estrutura ainda está e estará presente em mim sempre, então não sou um tão bom pagador (minha maior contratação até hoje foi pouco mais de 7mi.) Esses jogadores jovens que treinam tudo e muitos dirigentes brigam, não são pra mim, eu vou nos que pouco são divulgados, estão com término de leilão em horários de menos usuários on line, mas principalmente tem que se enquadrar no perfil de atributos que busco e além disso, estar precisando de jogadores naquela posição.

aasjuniorbr: Agora, com relação aos jogadores formados no clube, como é o treinamento que você dá a eles?
kimuravox: PJ quando juvenil em todos, após isso priorizo inteligência ainda quando juvenil a pelo menos 4, aí é ir desenvolvendo de forma balanceada, não somente nos principais, penso que os atributos principais são importante mas na maioria das competições os mais equilibrados levam vantagem quanto ao rendimento nas partidas.

aasjuniorbr: Em seu time sub23, quais os atributos que você considera mais importantes em cada uma das posições em campo? (goleiro, zagueiro, volante, meia-atacante e atacante)
kimuravox: Em ordem de prioridade.
Goleiro: Defesa, resistência e inteligência
Zagueiro: Desarme, velocidade, resistência, inteligência, controle e passes.
Meio campistas: inteligência, velocidade, resistência, passes, desarme, controle e chute.
Ataque: Chute, Inteligência, velocidade, resistência, controle e passes.

aasjuniorbr: Com relação à tática: você utilizou uma tática fixa ou armou contra-táticas?
kimuravox: Tática fixa confiável na fase de grupos e específicas nos mata-matas. Acredito que o termo contra-táticas pode passar uma impressão de que só é determinante para a minha tática a tática do adversário, mas não, muito mais coisas são importantes, como fragilidade, pontos fortes, posicionamento e substituições, enfim, o jogo é cheio de muitos detalhes que podem fazer a diferença no momento decisivo, por isso as análises e dedicação mesmo que rápida são necessárias para as conquistas.

aasjuniorbr: Se fosse para aconselhar outros dirigentes com relação a seus times sub23, para que eles tivessem pelo menos um pouco do sucesso que você conseguiu alcançar, quais seriam seus conselhos?

Planeje e pense a longo prazo, priorize a parte administrativa do jogo traçando pequeno objetivos (metas) em certos períodos de tempos e vá verificando se está alcançando tais metas. Como por ex: Conseguir um goleiro def 10 gastando 1mi. Como isso é possível? Contratando um def 6 ou 7 por pouco mais de 100 mil, ele treinando e em algumas temporadas chegar a def 10, somando salário e valor pago no mercado dará menos de 1mi, vende-se esse jogador por volta de 3, 4mi, um lucro de mais de 300%, se fizer isso com todas as posições fará um bom caixa e automaticamente terá bons jogadores. Eu digo, priorize a parte administrativa, estrutura e caixa porque ter um bom time, automaticamente passa por ter ter condições de comprar e manter bons jogadores e isso só é possível com dinheiro em caixa, essa é a condição inicial para brigar, essa parte tendo sido alcançada, parte-se para a parte técnica, estudo de táticas e adversários, nessa parte há diversos dirigentes pelo Brasil e mundo que são referência, ficar ligado nas tendências táticas é um ponto de partida para encontrar a tática mais próxima da ideal pra cada time.


Neste final, fique à vontade para utilizar o espaço para fazer os comentários que quiser.

Fico grato pela oportunidade, quero parabenizar pelas perguntas pois foram muito boas e pude passar um geralzão dessa parte que gosto tanto do jogo.
Boa sorte, joguem limpo e que o mz seja uma boa diversão pra todos.
Abraços!